Junho 13, 2018
Em 4 de novembro de 1995 faleceu Gilles Deleuze, um dos filósofos mais importantes do nosso tempo. Não há nenhum filme dedicado a ele, e sempre se recusou a participar de programas de televisão. Deleuze já era, em vida, uma espécie de estrela, pelo deslumbramento que provocava em todos os que assistiam aos seus cursos e pela glória que seus livros lhe davam (Didier Sandre, Mireille Perrier).
O Youtube tem produzido diversos bloqueios (devido aos direitos autorais da produtora) para quem busca compartilhar essa obra fílmica, intitulada O Abecedário de Gilles Deleuze. Porém ela sobrevive e resiste em seu formato completo pelas redes sociais, na página Há Luz nas Análises (clique aqui), dividida em três partes.
Aqui compartilho links e informações sobre esta entrevista. Mais uma das grandes aulas do filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), eternizada em horas de imagens em movimento.
Deleuze não desejou um filme sobre ele, mas aceitou a ideia de uma gravação com sua antiga aluna, Claire Parnet. Assim, esta série de entrevistas com Deleuze, foi realizada por Parnet, dirigida por Pierre-André Boutang e filmada nos anos 1988-1989. Em sua primeira intervenção disse que para este filme haveria um acordo: seria exibido somente após sua morte. Mas com seu consentimento foi exibido entre novembro de 1994 e maio de 1995, no canal (franco-alemão) da TV Arte.
Durante a entrevista, Parnet apresenta uma letra do Abecedário à Deleuze, em conjunto a uma palavra correspondente, então o filósofo expressa suas ideias livremente. De A de animal à Z deziguezague.
Existe uma conexão entre Spinoza e Minnelli? Entre Marcel Proust e Francis Bacon? Entre piolhos e cultura? (Didier Sandre, Mireille Perrier)
O corpo de Deleuze desapareceu em 1995, mas suas ideias-conceitos-filosofias seguem vivendo e se multiplicando até os dias atuais!
O Abecedário nos mostra a experiência de um pensamento em ação, uma palavra que fez Michel Foucault dizer: “Produziu-se uma fulguração, que levará o nome de Deleuze … Um dia, talvez, o século será Deleuziano.”
A cláusula
Claire Parnet [1994]: Gilles Deleuze sempre se negou a aparecer na TV. Mas atualmente ele acha sua doença tão parecida com a petite mort, da canção de A. Souchon, que mudou de opinião. Mantive, porém, sua declaração [“a cláusula”], feita em 1988, no início da filmagem:
Gilles Deleuze [1988]: Você escolheu um abecedário, me preveniu sobre os temas, não conheço bem as questões, mas pude refletir um pouco sobre os temas… Responder a uma questão, sem ter refletido, é para mim algo inconcebível. O que nos salva é a cláusula. A cláusula é que isso só será utilizado, se for utilizável, só será utilizado após minha morte. Então, já me sinto reduzido ao estado de puro arquivo de Pierre-André Boutang, de folha de papel, e isso me anima muito, me consola muito, e quase no estado de puro espírito, eu falo, falo … após minha morte… e, como se sabe, um puro espírito, basta ter feito a experiência da mesa girante [do espiritismo], para saber que um puro espírito não dá respostas muito profundas, nem muito inteligentes, é um pouco vago, então está tudo certo, tudo certo para mim, vamos começar: A, B, C, D… o que você quiser.
__________________________________________________________________
Parte 1
Abaixo as primeiras letras-palavras que compõe este vídeo-série:
A de Animal
B de Beber
C de Cultura
D de Desejo
E de Enfance [Infância]
F de Fidelidade
B de Beber
C de Cultura
D de Desejo
E de Enfance [Infância]
F de Fidelidade
Parte 2 (G-L)
Abaixo as letras-palavras que compõe a Parte 2 do Abecedário:
G de Gauche [Esquerda]
H de História da Filosofia
I de Idéia
J de Joie [Alegria]
K de Kant
L de Literatura
H de História da Filosofia
I de Idéia
J de Joie [Alegria]
K de Kant
L de Literatura
Parte 3 (M – Z)
Abaixo as letras-palavras que compõe a terceira e última parte do Abecedário:
M de Maladie [Doença]
N de Neurologia
O de Ópera
P de Professor
Q de Questão
R de Resistência
S de Style [Estilo]
T de Tênis
U de Uno
V de Viagem
W de Wittgenstein
X de Desconhecido
Y de Indizível
Z de Ziguezague
N de Neurologia
O de Ópera
P de Professor
Q de Questão
R de Resistência
S de Style [Estilo]
T de Tênis
U de Uno
V de Viagem
W de Wittgenstein
X de Desconhecido
Y de Indizível
Z de Ziguezague
_____________________________________
Ficha Técnica
Título original: L’abécédaire de Gilles Deleuze
Dirigido por: Pierre-André Boutang
Duração: 453 min.
Gênero: Documentário
País: França
Dirigido por: Pierre-André Boutang
Duração: 453 min.
Gênero: Documentário
País: França
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário