segunda-feira, 29 de julho de 2019

O Abecedário de Gilles Deleuze (Transcrição + Vídeo Completo)

...caraca, eu deveria ter pregado os olhos no universo dos livro: somente agora fico sabendo que essa coisa de dicionário já havia sido feito e, na minha santa ignorância, pensei que estivesse inovando ao fazer um sem ter noção exata do que seria:  que massa, olha só o que acabou de se nos apresentar: um dicionário, e logo de quem:  de Deleuze: aliás, cada um de nós deveria ter um, não é...



Junho 13, 2018 





O Abecedário de Gilles Deleuze
  DVD: O ABECEDÁRIO DE GILLES DELEUZE. Editions Montparnasse.

Em 4 de novembro de 1995 faleceu Gilles Deleuze, um dos filósofos mais importantes do nosso tempo. Não há nenhum filme dedicado a ele, e sempre se recusou a participar de programas de televisão. Deleuze já era, em vida, uma espécie de estrela, pelo deslumbramento que provocava em todos os que assistiam aos seus cursos e pela glória que seus livros lhe davam (Didier Sandre, Mireille Perrier).

Youtube tem produzido diversos bloqueios (devido aos direitos autorais da produtora) para quem busca compartilhar essa obra fílmica, intitulada O Abecedário de Gilles Deleuze. Porém ela sobrevive e resiste em seu formato completo pelas redes sociais, na página Há Luz nas Análises (clique aqui), dividida em três partes. 
Aqui compartilho links e informações sobre esta entrevista. Mais uma das grandes aulas do filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), eternizada em horas de imagens em movimento.
Deleuze não desejou um filme sobre ele, mas aceitou a ideia de uma gravação com sua antiga aluna, Claire Parnet. Assim, esta série de entrevistas com Deleuze, foi realizada por Parnet, dirigida por Pierre-André Boutang e filmada nos anos 1988-1989. Em sua primeira intervenção disse que para este filme haveria um acordo: seria exibido somente após sua morte. Mas com seu consentimento foi exibido entre novembro de 1994 e maio de 1995, no canal (franco-alemão) da TV Arte.
Durante a entrevista, Parnet apresenta uma letra do Abecedário à Deleuze, em conjunto a uma palavra correspondente, então o filósofo expressa suas ideias livremente. De A de animal à Z deziguezague.
Existe uma conexão entre Spinoza e Minnelli? Entre Marcel Proust e Francis Bacon? Entre piolhos e cultura? (Didier Sandre, Mireille Perrier)
O corpo de Deleuze desapareceu em 1995, mas suas ideias-conceitos-filosofias seguem vivendo e se multiplicando até os dias atuais!
Abecedário nos mostra a experiência de um pensamento em ação, uma palavra que fez Michel Foucault dizer: “Produziu-se uma fulguração, que levará o nome de Deleuze … Um dia, talvez, o século será Deleuziano.”




O Abecedário de Gilles Deleuze
                                     Gilles Deleuze. Imagem retirada de um trecho do Abecedário, sem data.

A cláusula

Claire Parnet [1994]: Gilles Deleuze sempre se negou a aparecer na TV. Mas atualmente ele acha sua doença tão parecida com a petite mort, da canção de A. Souchon, que mudou de opinião. Mantive, porém, sua declaração [“a cláusula”], feita em 1988, no início da filmagem:
Gilles Deleuze [1988]: Você escolheu um abecedário, me preveniu sobre os temas, não conheço bem as questões, mas pude refletir um pouco sobre os temas… Responder a uma questão, sem ter refletido, é para mim algo inconcebível. O que nos salva é a cláusula. A cláusula é que isso só será utilizado, se for utilizável, só será utilizado após minha morte. Então, já me sinto reduzido ao estado de puro arquivo de Pierre-André Boutang, de folha de papel, e isso me anima muito, me consola muito, e quase no estado de puro espírito, eu falo, falo … após minha morte… e, como se sabe, um puro espírito, basta ter feito a experiência da mesa girante [do espiritismo], para saber que um puro espírito não dá respostas muito profundas, nem muito inteligentes, é um pouco vago, então está tudo certo, tudo certo para mim, vamos começar: A, B, C, D… o que você quiser.
__________________________________________________________________

Parte 1 

Abaixo as primeiras letras-palavras que compõe este vídeo-série:
A de Animal
B de Beber
C de Cultura
D de Desejo
E de Enfance [Infância]
F de Fidelidade

Parte 2 (G-L)

Abaixo as letras-palavras que compõe a Parte 2 do Abecedário:
G de Gauche [Esquerda]
H de História da Filosofia
I de Idéia
J de Joie [Alegria]
K de Kant
L de Literatura

Parte 3 (M – Z)

Abaixo as letras-palavras que compõe a terceira e última parte do Abecedário:
M de Maladie [Doença]
N de Neurologia
O de Ópera
P de Professor
Q de Questão
R de Resistência
S de Style [Estilo]
T de Tênis
U de Uno
V de Viagem
W de Wittgenstein
X de Desconhecido
Y de Indizível
Z de Ziguezague


_____________________________________
Ficha Técnica 
Título original: L’abécédaire de Gilles Deleuze
Dirigido por: Pierre-André Boutang
Duração: 453 min.
Gênero: Documentário
País: França
O Abecedário de Gilles Deleuze

fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário